Clique para voltar à página anterior!





PROGRAMA DO CURSO


Disciplinas do Currículo


Estrutura do curso

Denominação: Bacharelado em Ciências Contábeis
Integralização do Curso: 8 (oito) semestres letivos
Número de vagas: 100 (cem)
Turno de Funcionamento: Noturno
Regime: Semestral
Carga Horária Total do Curso: 3.180 horas.
Carga Horária das atividades Complementares: 160 horas.
Carga Horária de Estágio: 300 horas.

Estágio Supervisionado

     Trata-se de uma atividade extra-classe com características especiais, apresentando-se como um elemento integrador e interdisciplinar, que deve efetivar a inserção de acadêmicos na realidade profissional. A análise, a reflexão e o retorno das experiências vivenciadas no estágio tornam-se elementos essenciais aos demais programas de aprendizagem.
     O estagiário, em contato prático com as diversas áreas contábeis existentes nas empresas e frente à globalização e à disseminação das inovações tecnológicas e organizacionais, está sendo preparado para assumir projetos específicos, encargos profissionais e outras formas de atuação nas empresas.
     O Estágio Supervisionado é, portanto, um Programa de Aprendizagem, focado no “aprender a aprender”. Tem como principal objetivo completar o desenvolvimento do aluno por meio da interatividade dos processos de gestão e de produção, provocando o envolvimento do acadêmico com a comunidade empresarial.

     Carga horária: o Estágio curricular obrigatório compreenderá um total de 300 horas        sendo que o seu desenvolvimento deverá ter início a partir da segunda metade do        curso.

Atividades Complementares

     Entendendo que as Atividades Complementares são importantes instrumentos na formação do profissional, o curso prevê a sua obrigatoriedade em todos os seus semestres, num total de 160 horas. Essas atividades poderão ser cumpridas com monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, participação em seminários, palestras, congressos e outras formas já definidas em regulamentação da IES. Somente serão válidas as atividades que tenham um documento comprobatório, como certificado, diploma ou declaração expedida por órgãos ou instituições reconhecidas pelas Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Caberá à Coordenação do Curso analisar e aceitar ou não atividades complementares desenvolvidas. Não será validada para esse fim a carga horária do estágio, e somente serão possíveis de composição das carga total aquelas desenvolvidas durante o período de graduação, isto é, atividades desempenhadas antes do ingresso do aluno no curso não poderão ser validadas. O objetivo final das Atividades Complementares é fazer com que o estudante seja mais bem preparado durante o período de graduação, complementando o aprendizado formal na Instituição.

Formas de avaliação

     Os alunos serão avaliados por meio de provas escritas, trabalhos individuais e em grupos, relatórios, pesquisas e outros.
     Os critérios de avaliação estarão fundamentados nos objetivos específicos de cada componente curricular, nos objetivos
peculiares do curso e nos objetivos gerais da formação educacional que norteia a Instituição de Ensino.
     Na avaliação do aproveitamento serão utilizados dois ou mais instrumentos, pelo professor.
     Os resultados das avaliações serão registrados por meio de sínteses e finais, em cada componente curricular ou módulo.
     Os resultados da avaliação por aproveitamento serão traduzidos em nota de 0 (zero) a 10 (dez) com variação de 5 (cinco) décimos. Para aprovação no componente ou módulo a nota de aproveitamento exigida é de no mínimo 6,0 (seis) e freqüência mínima igual ou superior a 75% (setenta e cinco), sendo permitidas medidas de compensação de ausências somente para os casos previstos em lei.
Clique aqui para Imprimir!

Baixe o Adobe® Flash® Player caso não consiga visualizar a página corretamente Baixe o Adobe© Acrobat Reader© caso não consiga visualizar arquivos PDF